Planejamento de relações públicas nas organizações

O papel fundamental do planejamento em relações públicas é o de exercer um caráter pro-ativo nas ações decorrentes dos relacionamentos das organizações com seus públicos.


Em Relações Públicas, existem dois tipos de planejamento.


O primeiro trabalha com a elaboração de todo um projeto global ou um plano estratégico de comunicação para determinada organização. Já o segundo é voltado para o planejamento e a produção de projetos e programas específicos, como eventos especiais, publicações institucionais, ações com a comunidade, comunicações de crises, projetos socioculturais, comunicação interna, mídias digitais, etc.

No processo de planejamento de relações públicas existem 4 etapas.


Para dar início ao planejamento, é preciso ser feito todo um processo de pesquisa, identificando a situação, levantando dados, mapeando os públicos e por último, fazendo a análise da situação e construindo diagnósticos.


Feita a pesquisa, define-se então os objetivos e as metas, a determinação das estratégias, a proposição de programas de ação, a escolha dos meios de comunicação e a determinação dos recursos necessários.


Ao final de todas estas etapas cumpridas, chega-se à parte da implantação, onde se trabalha com o controle e monitoramento dos programas em ação, possíveis correções de desvios que possam ocorrer e a divulgação para o público envolvido. Na maioria das vezes, trata-se da divulgação para o público interno, o qual se depende totalmente para o sucesso do programa implantado.


A avaliação é a última fase do processo, onde se faz um relatório conclusivo e a mensuração dos resultados, avaliando assim a efetividade dos programas implantados.




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