Pesquisa e auditoria em relações públicas

Descrever, avaliar ou medir e predizer são itens críticos para o planejamento de qualquer organização e crucialmente importantes para o planejamento de qualquer programa de comunicação.

Para tal, podemos utilizar da pesquisa, que constitui um pré-requisito para o planejamento das relações públicas nas organizações, com o intuito de conhecer a opinião dos públicos a respeito do seu comportamento corporativo e de suas atitudes bem como das práticas de sua comunicação. Entre diversos benefícios, a pesquisa pode evitar que as organizações percam tempo, esforço e dinheiro no ataque a problemas de imagem percebidos.

As Relações Públicas necessitam do uso da pesquisa para provar o valor de suas atividades e ajudar as organizações na sua responsabilidade perante o público, , a opinião e a sociedade, pois a partir dessa prática se pode encontrar respostas para inúmeros questionamentos em relação à audiência e a averiguar as expectativas dos públicos com vista no uso da persuasão de forma científica e correta, além de confirmar suposições e "palpites" acerca da posição da opinião pública sobre uma organização, seu produto ou serviço, ajudando também a previnir futuros problemas.

As Relações Públicas devem se valer de pesquisas específicas do campo profissional, e também de inúmeras outras eventualmente realizadas por demais áreas. A realização de uma pesquisa de clima organizacional proporcionará dados fundamentais para planejar e pensar estrategicamente a comunicação interna com os empregados. As pesquisas básicas ou puras e as aplicadas desenvolvidas em qualquer área do conhecimento serão fundamentais para a prática das Relações Públicas, auxiliando no processo de planejamento de planos, projetos e programas da área.

No Brasil, um dos primeiros autores a destacar a importância da pesquisa para as relações públicas foi Cândido Teobaldo de Souza de Andrade. Ele propõe nove categorias:

1. Pesquisa de atitude; 2. Pesquisa de opinião pública; 3. Pesquisa motivacional; 4. Pesquisa de tendências sociais; 5. Pesquisa de mercado; 6. Pesquisa de meios de comunicação; 7. Pesquisa de leitura; 8. Pesquisa de avaliação; 9. Pesquisa institucional ou administrativa.

A pesquisa institucional ou administrativa juntamente com a pesquisa de opinião pública são as mais usadas pelos profissionais de relações públicas. Seu uso é fundamental e imprescindível para o planejamento das atividades, além de estar bastante imbricada com a mensarução e a avaliação.

Enquanto as pesquisas visam buscar informações para analisar determinadas situações, problemas ou necessidades, em virtude da construção de diagnósticos com vistas em planejar ações, a avaliação tem como propósito verificar como essas ações foram executadas e quais foram os resultados obtidos, mensurando retornos e comparando se o que foi realizado é coerente com o proposto no planejamento.

Pesquisa de opinião pública
A pesquisa de opinião pública é usada a fim de conhecer o perfil da organização, além de fatos, acontecimentos e o nível de satisfação nos relacionamentos entre ambos e depois traçar estratégias e soluções adequadas. A opinião pública é influenciada por fatores que a organização não tem controle.

Pesquisa institucional

A pesquisa institucional visa conhecer a organização em um aspecto geral e construir um diagnóstico capaz de alicerçar planos, a partir de uma visão abrangente e conjunta da situação. As técnicas e instrumentos devem ser definidos de acordo com o segmento estudado e se bem planejados e aplicados, fornecem todas as condições para um conhecimento da organização como um todo e de sua comunicação com o universo de públicos.

Auditoria
A auditoria da comunicação organizacional é como um processo de diagnóstico, que tem como propósito examinar e melhorar os sistemas de comunicação interna e externa de uma organização em todos os níveis, não esquecendo de definir as áreas focais.
Os meios que se pode utilizar para fazer auditoria são: questionários, entrevistas, diagnósticos e as análises de redes de comunicação, análise de transmissão de mensagens, a observação direta e a análise dos produtos comunicacionais.Os principais são questionários e entrevistas por serem considerados mais completos, pois permitem obter o máximo de informações.

Auditoria de opinião
Auditoria de opinião é um levantamento que se faz junto dos públicos - líderes destacando informações realmente significativas para a correta análise de um problema, por meio dessa identificando a situação a ser equacionada e os públicos que poderão ser projetos do processo.

Por meio dela pode - se decrever a relação da organização com seus públicos internos e externos, o que estes pensam a respeito dela, dos seus serviços ou produtos, e sua atuação na sociedade.

Lembrando que a auditoria de opinião dá importância a qualidade do público entrevistado e não na quantidade, não se caracterizando como uma pesquisa quantitativa.

Auditoria de Imagem
A auditoria de imagem se refere a imagem corporativa ou institucional, ela não pode se limitar somente a imagem midiática(projetada pela mídia), mas deve examinar outros tipos: imagem funcional (decorrente do comportamento corporativo), auto - imagem (sua cultura corporativa), imagem intencional (como a organização quer se mostrar para o público).

A técnica mais utilizada para a auditoria de imagem é o clipping, que seria o recorte de materiais veiculados na mídia impressa ou eletrônica.

Auditoria social ou monitoramento do ambiente

A auditoria social ou monitoramento do ambiente é uma forma de pesquisar, examinar e avaliar as relações da organização com o seu ambiente social, como ela se posiciona, quais as influências externas a que está sujeita, quais os efeitos e as reações dos públicos sobre suas atitudes.

Para a auditoria social ou monitoramento do ambiente podem ser utilizadas as técnicas citadas para outras pesquisas e auditorias.

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