Planejamento estratégico direcionado para a comunicação organizacional

Evolução do planejamento estratégico

O planejamento estratégico surgiu em fins fa década de 1950, como resposta das organizações para fazer frente aos novos desafios ambientais e às mudanças que vinham ocorrendo na época no macroambiente social.

Esse processo se deu de forma lenta e superficial por agir dentro de uma certa previsibilidade dos fatos que ocorriam, por meio de uma gestão de controle; exceto nas décadas de 1950 e 1960 que foi um momento turbulento .

O planejamento estratégico passou por uma evolução conceitual ao longo das cinco últimas décadas. Como instrumento e metodologia gerencial, ele abrange toda a organização e vincula-se ao que acontece no meio ambiente social. É no macroambiente que as organizações buscam os subsídios para formulação e implantação do seu processo.

Evolução conceitual

A ênfase estava em cumprir o orçamento anual. Planejava-se com base na disponibilidade financeira. Era uma visão míope e restrita ao ambiente interno da organização. Não havia uma preocupação com as demandas e com os impactos do ambiente.

A segunda fase foi do planejamento de longo prazo; o foco era posto em projetar o futuro e verificar tendências, a partir de indicadores do presente e do passado.

Uma das técnicas afotadas para fazer a análise ambiental externa e interna é a chamada de swot. As organizações a empregaram no processo do planejamento estratégico para analisar e avaliar suas condições competitivas em relação ao ambiente. Isto é identificam seus pontos fortes (strengths) e fracos (weakness) no contexto do seu ambiente interno. E, como fatores externos, buscam descobrir quais são as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats).

"Não basta apenas planejar. A melhor estratégia é aquela colocada em prática."



Planejamento estratégico e administração estratégica

Esses processos prevêem maior flexibilidade, implica mudanças de atitudes dos dirigentes e do corpo funcional, integração de processos e recursos, e busca integrar as estratégias delineadas com a organização.

Segundo Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, é uma administração do futuro que, de forma estruturada, sistêmatica e intuitiva, consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavantiva, consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar harmoniosamente o processo futuro desejado da empresa como um todo e seu posterior controle perante os fatores ambientais, bem como a organização e direção dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental, com a maximização das relações interpessoais.


Pensamento estratégico

Esse processo se refere à síntese; envolve intuição e criatividade. O resultado do pensamento estratégico é uma perspectiva integrada do empreendimento, uma visão de direção que nem sempre é precisamente articulada.

No planejamento e a gestão estratégicos deve-se considerar o "impacto da cultura organizacional e das atividades de política interna da formulação e implementação das estratégias".

A missão compreende o conceito da organização em si, sua razão de ser, de existir. Já a visão representa o posicionamento futuro que ela quer assumir, isto é, como quer ser vista aos olhos dos públicos a ela vinculados. E os valores traduzem as convicções filosóficas dos principais dirigentes e os atributos que acreditam que a a organização deva ter como princípio para direcionar suas atividades.

Processo de formulação do planejamento estratégico

Existem vários passos até chegar a estabelecer uma proposta definida de planejamento estratégico para uma organização, tal como, delimitação do negócio, formulação da visão, da missão e o inventário das competências distintivas; análise macroambiental; análise do ambiente competitivo e dos tipos de relacionamentos da organização; explicitação dos valores e das políticas; análise do ambiente interno; formulação das estratégias; definição de objetivos...

O processo de desenvolvimento do plano estratégico sugerido por ele contém quatro atividades principais: análise dos aspectos internos; análise do ambiente; comparação da missão ou vocação com o campo de atuação; e estabelecimento da estratégia vigente.

Planejamento e gestão estratégicos da comunicação organizacional

Primeiro, a organização deve ter consciência da importância de fazer o planejamento estratégico como uma metodologia gerencial ou técnica administrativa capaz de direcionar suas atividades com vistas em resultados eficazes que correspondam às demandas e às necessidades do ambiente.

Em segundo lugar a área de Relações Públicas deve ocupar um espaço estratégico na estrutura organizacional; caso contrário dificilmente consiguirá planejar, pensar e administrar estratégicamente, a comunicação numa perspectiva macro, empreendedora e em pareamento com a missão, a visão e os valores

Plano estratégico de comunicação organizacional

Para que um plano dessa natureza obtenha resultados desejados, é fundamental que exista vontade política dos dirigentes com relação aos esforços a serem empreendidos para esse fim.

O plano estratégico de comunicação organizacional tem como proposta básica estabelecer as grandes diretrizes, orientações e estratégias para a prática da comunicação integrada nas organizações . Como um plano de marketing se preocupa com o negócio e todas as vertentes ligadas ao mercado, ao produto e ao consumidor, a área de relações públicas deve trabalhar para formatar toto um plano estratégico de comunicação institucional, administrativa e interna no âmbito da comunicação organizacional, tendo como alvo todos os públicos vinculados a organização.

Identificação da missão, da visão e dos valores

Missão: É a finalidade da existência de uma organização. È aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, amos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser.
Visão: É o sonho da organização. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos). Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam.
Valores: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.

Análise do ambiente externo, setorial e interno

O estudo do ambiente organizacional é uma das fases mais importantes na elaboração de um plano estratégico geral e específico de comunicação, pois é no ambiente que se buscarão as informações e os subsídios para o desenvolvimento do seu processo.

Trata-se de estudar o ambiente das organizações, tanto o geral quanto o setorial ou relevante e o interno.

O ambiente setorial, constitui o ambiente mais próximo da organização; já o ambiente interno é o responsável pela produtividade do capital intelectual orientada para o atingimento da visão e o cumprimento da missão.

Qualquer análise das organizações não pode ser limitar-se apenas à sua estrutura interna, mas deve compreender igualmente seu universo externo, que é o macroambiente.

Análise do ambiente externo: Consiste em um levantamento de fatores externos e/ou variáveis, no ambiente externo podemos perceber oportunidades e ameaças. Exemplos de fatores variáveis: econômicos, políticos, sociais, culturais, legais e etc.
Análise do ambiente relevante ou setorial: Ambiente de tarefa operacional unida com outras "organizações" como clientes, comunicadores, fornecedores e poderes públicos. Esses públicos estratégicos são chamados de "stakeholders" e influenciamde forma significativa.


Análise do ambiente Interno: Inicia-se pela caracterização do seu público interno; é amplamente utilizada a técnina de swot que analisa pontos fortes, fraco, oportunidade, e ameaças; no meio competitivo de uma organização.

Diagnóstico estratégico da Comunicação Organizacional

Um mapeamento criterioso de pontos fortes e fracos, ajuda a criar um ambiente real, e honesto, que traz benefício, e material de pesquisa.

"Análise conceitual de experiências boas e ruins do passado, afim de repeti-las ou evita-las."

Gestão estratégica da comunicação organizacional

Divulgação do Plano: Tornar público o plano estratégico de comunicação para todo o público interno.
Complementação: Converter o plano global de comunicaçao em realidade.
Controle das ações: Processo de continuidade que evita que ocorram desvios durante a realização do projeto.
Avaliação dos resultados: Analisa e verifica se as estratégias foram bem utilizadas de forma eficiente, gerando um senso crítico do programa.

CONCLUSÃO

O planejamento estratégico quando bem formulado, poderá fazer grandes melhorias para o processo de gestão organizacional, sendo aplicável em qualquer tipo de organização.

No mundo moderno, o planejamento desempenha um papel decisivo nas organizações de todos os tipos. Chega-se a isso mediante a utilização das técnicas do planejamento da gestão e do pensamento estratégicos, tanto da organização em si quando de sua comunicação.

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