Cultura Organizacional: seus níveis e particularidades


Como já dito pela Graziela, a cultura organizacional é o modo de ser da organização, onde atitudes, ideais, valores, expectativas e hábitos são compartilhados pelos membros desta, distinguindo-as das demais.

Cada organização estabelece e mantém sua própria cultura. Dessa forma, existem empresas que são reconhecidas por particularidades próprias. Como exemplo, citamos a Bimbo do Brasil, em que toda reunião com mais de cinco participantes se faz obrigatória a realização da cápsula de segurança e da cápsula de filosofia. Na cápsula de segurança os participantes citam atos inseguros vistos na organização e sugerem formas para evitá-los. Já na cápsula de filosofia, é escolhido um valor da organização e são feitas analogias de como este pode ser praticado no dia a dia corporativo.


Fonte: Google Imagens


A essência cultural de uma empresa entende-se pelo tratamento dado aos clientes, funcionários e fornecedores, o modo como lida com seus negócios, a autonomia existente em suas unidades e o senso de pertencimento expresso pelos funcionários perante a organização.
Assim, podemos perceber que a cultura organizacional exprime a identidade da organização, por meio de normas informais e não escritas que permeiam o comportamento dos membros da empresa em seu dia a dia, garantindo uma estrutura sólida e mantendo sua produtividade. É notável também a ação cultural da organização em seus processos de seleção e recrutamento, onde são eliminadas pessoas com características que não condizem com os padrões da empresa.


Os componentes da cultura organizacional

A cultura organizacional pode ser observada em três diferentes níveis, a saber:


Níves da cultura organizacional e suas inter-relações
Fonte: Schein (1989)


Aspectos visíveis

É como a organização é vista, sentida e ouvida concretamente, por meio de seus produtos e serviços e pelo comportamento de seus membros.
A vestimenta, o modo de falar, o assunto falado, os eventos corporativos, as histórias e seus heróis, a maneira como suas ações são pautadas (burocráticas ou não) são exemplos de aspectos visíveis.


Valores compartilhados
São valores em que se pautam as ações da organização e que se tornam importantes para os membros que os colocam em prática.

Pressuposições básicas

São as crenças inconscientes em que os membros da organização acreditam. Tais crenças não são escritas e nem faladas, apenas demonstrada por atos. Como exemplo, podemos citar o teste realizado com macacos. Veja abaixo:

Vídeo dos macacos.
http://www.youtube.com/watch?v=tspqls1HvNY

E ainda há muito assunto para tratarmos com relação ao tema ‘cultura organizacional’... mas isso fica para o próximo post!!! Até lá!

Jéssica Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário