Instrumentos da comunicação institucional

As Relações Públicas constrói a credibilidade pela sujeição de um posicionamento institucional coerente e duradouro da organização. Ela ajuda na formação de um diferencial imaginário dos públicos, motiva o diálogo e estuda a opinião pública para alcançar a aceitação e adesão dos públicos.

O Jornalismo empresarial apropria-se das técnicas e paradigmas do jornalismo convencional para aplicá-los nas organizações. A Assessoria de imprensa faz planejamentos com vista na eficácia, controla a comunicação entre a organização e o grande público, a opinião pública e sociedade, via mídia. Já a editoração multimídia, atende às necessidades da comunicação, deixando-a mais ágil e interessante para o público.

A imagem corporativa é o conjunto de significados resultantes da interação entre idéias e impressões que uma pessoa tem sobre um objeto, representa o que o público pensa a respeito da organização. Enquanto a Identidade corporativa projeta a real personalidade da organização, elabora o perfil técnico e cultural da empresa.

A propaganda institucional é a propaganda da informação. Tem como objetivo a fixação de um conceito de forma criativa, age sobre a sociedade e não os produtos.

Campanhas públicas voltadas para o produto social expressam o Marketing Social, o qual visa à mudança de uma prática social, preocupa-se com o interesse público e têm seus objetivos confundidos com os das Relações Públicas.

Já o Marketing Cultural realça o papel sociocultural da organização, produzindo e patrocinando a cultura. É uma área em ascensão devido à lei do incentivo fiscal.

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