Comunicação Interna

É a que viabiliza toda a interação possível entre a organização e seus empregados por meio do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos. Por esse motivo é uma área estratégica, considerada o quarto poder, e deve estar incorporada no conjunto de estratégias, objetivos e políticas funcionais a organização. A comunicação interna, ainda, é a que busca soluções preventivas para conflitos e é mediadora de tais.

Diferencia-se do endomarketing à medida que este se limita a ver os funcionários como “clientes internos” e não como público multiplicador que é, já que o empregado é um porta-voz da organização, tanto para as qualidades quanto para os defeitos. O funcionário deve ser visto como o primeiro público e deve ser respeitado como cidadão, com direito a manifestações para fins construtivos.

O diálogo oferece a oportunidade de buscar a qualidade dos produtos ou serviços e estimula o cumprimento da missão de qualquer organização, deixando de lado objetivos individuais para atender ao coletivo. Mas para isso a comunicação deve ser clara e objetiva, os fatos negativos devem estar presentes nas publicações internas.

O profissional de comunicação interna deve estar atento não só para o que ocorre dentro das organizações, como também para fora dela. Deve valorizar a cultura organizacional e promover a comunhão de idéias.

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